Oxóce


Oxóce

    Orixá da saúde, prosperidade, força, energia (ligada a saúde), Nutrição. É o “caçador do Axé”, da fartura “alimento”, com isso corresponde a nossa necessidade de força vital, equilíbrio fisiológico.



Sincretismo: São Sebastião, por isso comemorado no dia 20 de janeiro.
Reino: Mata
Cor: verde (todos os tons) e branco. Os tons de verde variam de acordo a origem de cada caboclo.
Elemento: Terra.
Erva para Banho: Jureminha, arruda, erva de São Sebastião, eucalipto e guiné.
Dia da Semana: Quinta–feira.
Hora forte: 7:00h ou hora impar.
Orixá de equilíbrio: Oxum
Flor: Palmas brancas ou rosas brancas.
Outras formas de grafia encontradas: Oxosse e Oxossi.
Saudação: Okê Caboclo! ou Ou Okê bamba!
Instrumentos: Lança, arco e flecha.



   Caboclos: Os Caboclos são espíritos de muita luz, são exímios caçadores e possuem grande conhecimento das ervas e seus princípios ativos.


   Eles são o braço forte da Umbanda, fazem curas por meio de ervas, fazem desobsessão, demandas e uma série de outros serviços e atividades executadas na casa.


   Os Caboclos desenvolvem trabalho de cura pois mesmo depois de desencarnarem ainda conservam um copo espiritual carregado de grande vitalidade. No plano espiritual, próximo á Terra, predominam espíritos ociosos, atrasados e desordeiros que só respeitam essa força. Os Caboclos são o braço armado da Umbanda, de almas simples e generosas, trabalham para manterem a ordem, não permitindo agressões e bagunças no recinto do trabalho. São também chamados para auxiliar os mentores nos casos de desobsessão, pois pegam o obsessor impertinente e teimoso, “amarrando - o” em sua força magnética e levando – o para outra região, onde possa aprender mais sobre o amor, o perdão e a resignação.


Exemplo de nomes de caboclos: Tibiriçá, Pena Verde, Sete Estrelas, Arranca Toco, Caboclinho da Mata, Rompe Matos, Tupinabá, Mata Virgem, Caboclo Roxo, Cobra Coral,Cabocla Jurema, Jupyra, Jacira, Jandira, Pena Branca, Sete Flecha, Pedra Negra e etc.







© Tupam - 2013 / 2024